Como obter a Carta de Aceite da Universidade Canadense (UBC)

 

Captura de tela 2016-04-18 às 21.29.09

Bom, até agora contei minha saga em busca do doutorado sanduíche. Pois, então, depois do aceite da orientadora, ela faz uma carta comunicando que está de convidando para fazer o sanduíche na universidadechecklist.jpgNesta carta consta a sua data de visita, o propósito da mesma, de onde você vem e onde você vai atuar na universidade de destino. A professora fala sobre você e o trabalho dela e voilá.

No meu caso, a professora encaminhou a carta em um email para a secretaria de estudantes internacionais da UBC.Ela explicou que me receberia e pediu para que eles explicassem o processo para mim.

Na UBC é assim: eles pedem para você preencher um formulário de aceite, que é um documento de “visitor student/scholar”. Tem que preencher tudo e depois conseguir a assinatura de confirmação da sua coordenadora e de sua orientadora no Brasil. Também são necessárias as assinaturas da coordenadora e da orientadora na UBC. No meu caso, o próprio departamento foi kind enough para conseguir as assinaturas por lá, sem eu ter que interferir. Importante: é tudo digital. Nada de documento pelo correio. Foi “só” preencher, pegar as assinaturas, escanear e enviar por email. Lá eles imprimiram, pegaram as assinaturas que faltavam e inseriram meu processo no sistema.

Com isso pronto, tive que preencher mais algumas coisas em um acesso especial no site, liberado após a primeira ficha. Depois, tive que esperar uma guia para o pagamento de um boleto. Esse boleto foi gerado depois que todos os dados do meu processo foram verificados. Demorou dois dias – a partir do preenchimento no site – para o boleto ser gerado no meu caso. Daí eu paguei ele aqui no Brasil (no meu cartão de crédito mesmo). A partir do momento que o pagamento caí, eles avaliam a tua inscrição oficialmente.

10 dias depois (acho que úteis) chegou no meu email a carta oficial de aceite da Universidade. Ao todo o processo demorou cerca de 45 dias (vale observar que só na minha Universidade demorou mais de duas semanas para eu conseguir as assinaturas necessárias).

No caso da UBC, eles só emitem esse documento mediante o pagamento da avaliação do pedido. Essa carta é fundamental para entrar com pedido de bolsa. Todas as agências de fomento pedem uma carta de aceite da Professora e outra da Universidade) A carta também é a prova que eu tenho para o pedido do visto de estudante para o Canadá.

No entanto, na maioria das Universidades, o processo não é assim. Nas americanas, por exemplo, a maioria emite a carta de aceite da instituição logo a seguir que a professora aceita o aluno. Depois, quando o aluno consegue a bolsa, ele entra em contato para conseguir um documento específico que pedem na hora de tirar o visto  – esse sim quase sempre é acompanhado por uma taxa.

A maioria das universidades canadenses também não cobra na taxa na carta de aceite, algumas cobram na hora de emitir uma carta pro visto. Na UBC é só uma carta, paga já no início. Não são documentos diferentes.

Ouvi falar de universidades que pedem prova de proficiência antes de emitir o aceite. No meu caso, não foi necessário. Meu mestrado foi em língua inglesa no Brasil, me formei no curso de inglês com 13 anos, dei aula de inglês dos 16 aos 21 e morei nos Estados Unidos por dois anos quando eu era criança. Nem precisei entrar em muitos detalhes, só pela conversa a minha orientadora já comunicou a minha proficiência. Mas cada caso é um caso.

Encerro aqui a minha experiência com a carta de aceite. Sempre que recordo da sensação de ter recebido essa carta, lembro daquela música breguíssima “Why do birds suddenly appear, everytime, you are near”. Música de felicidade, in love. S2. Quando meu visto chegar, tenho certeza que vai ser essa mesma sensação over and over.

No próximo capítulo eu falo sobre a inscrição no edital da Capes/CNPQ.

Leave a Reply

