Planejamento inicial de Viagem para o Canadá (parte 2)

 Captura de tela 2016-04-18 às 21.29.09

Continuando o último post.

Setembro de 2015

(11 meses antes da viagem)

Na minha Universidade as coisas geralmente demoram um pouco, e eu já tinha meCaptura de tela 2016-04-19 às 20.20.02planejado com isso. Para eu conseguir as assinaturas que a University of British Columbia me pediu, esperei 22 dias. No final de setembro enviei para UBC toda a papelada que eles precisavam e tudo foi aprovado em mais ou menos cinco dias úteis. Assim que aprovado, eu recebi um login para acessar o sistema da Universidade e emitir um boleto para pagamento da taxa de aceite.

 

 

Outubro de 2015

(10 meses antes da viagem)

A UBC possui um sistema diferente de muitas outras universidades. Após a minha papelada ser aprovada, para eu receber uma carta de aceite eu precisava pagar uma taxa de cerca de $300 dólares canadenses. Pode ser paga por cartão de crédito e só com o Captura de tela 2016-04-19 às 20.20.48pagamento da mesma a carta oficial de aceite da Universidade é emitida. O meu boleto foi criado di primeiro de outubro, se eu não me engano. Paguei e o sistema acusou recebimento em menos de 48h. Falo um pouco mais sobre isso nesse post. Cerca de 10 dias depois recebi a carta oficial da UBC, meu principal documento para o visto.

Há universidades que pedem o pagamento desta caixa apenas quando o processo de visto é iniciado. Nos EUA o padrão é cobrar pela emissão de um documento específico para retirar o visto. Cada instituição tem a sua dinâmica, então é bom consultar. Pretendo fazer um post sobre como na UBC, quem faz doutorado recebe visto de estudante enquanto em outras instituições canadenses o visto é de trabalho. É importante sempre se comunicar com a sua instituição e entender que cada caso é um caso.

 

 

Novembro de 2015

(9 meses antes da viagem)

Nesta época a Capes não estava mais funcionando, mas meu prazo para participar do Edital do CNPQ (que foi aberto, todo mundo se inscreveu mas não classificaram ninguém) era deCaptura de tela 2016-04-19 às 20.20.58dezembro de 2015. Desde o começo de 2015 eu tinha como deadline novembro para estar com todas as cartas de aceite na mão para fazer esse procedimento. Como eu qualifiquei no começo de dezembro, queria qualificar em paz sem ter que me estressar por causa de documentos. E assim o fiz =)

 

 


Dezembro de 2015

(8 meses antes da viagem)

Qualifiquei e me inscrevi no edital do CNPQ. Supostamente o resultado sairia em março,Captura de tela 2016-04-19 às 20.21.08depois adiaram para abril e por último eles admitiram em abril de 2016 – para alguns participantes, por email – que não teria classificados.

Em Dezembro era hora de ser paciente e aguardar  resultado do edital até (inicialmente) Março.

Captura de tela 2016-04-19 às 20.49.13.png

 

Março de 2016

(Cinco meses antes da viagem)

Já falei algumas vezes que sou bem ansiosa. Passei janeiro, fevereiro e março na apreensão de não ter bolsa. No fim, infelizmente meu palpite estava certo. Mesmo sem nenhuma resposta oficial, em março eu achava que já estava bem claro que o CNPQ não contemplaria ninguém e se eu quisesse ir eu iria sem bolsa.Fiz as contas, fiz alguns contatos de freela, conversei com o meu companheiro, com as minhas orientadoras e faremos a matemática funcionar.

Nesse mês também começamos a nos programar,a pensar no que vamos vender, o que vamos deixar por aqui. Meu marido planejou e comunicou ao seu sócio sobre a nossa viagem há mais de dois anos, então na sua empresa está tudo programado para ele trabalhar de longe por um ano a partir de agosto. Toda essa experiência de viajar acompanhada do downloadcompanheiro é algo bem legal para compartilhar por aqui em um próximo post. Por enquanto, resumo em dizer que o plano era meu e virou nosso assim que eu expliquei para ele como era importante pra mim. Acredito sempre que casais precisam embarcar juntos no sonho um do outro e foi exatamente o que aconteceu no nosso caso. Coração canadense para o amor.

 

Dei uma pulada nisso, mas durante os meses de janeiro e fevereiro eu comecei a pesquisar muito sobre custo de vida para fazer um planejamento mais detalhado de quanto a gente precisaria por mês para nos mantermos. Falarei disso mais para frente, sobre os gastos planejados para um casal, para uma pessoa sozinha e para alguém(s) com filhos. É claro que também pesquisei sobre o processo do visto. Tenho um post sobre se vale contratar ou não um serviço de auxílio e dois posts (esse 1 e esse 2) sobre o visto em si.

 

Abril de 2016 A.K.A (esse mês!)

Captura de tela 2016-04-19 às 21.04.29(Quatro meses antes da viagem)

Entramos com o pedido de visto neste mês. Pra ser sincera, se eu fosse aconselhar alguém eu diria para entrar com o pedido em março para viajar em agosto. Cinco meses antes me parece ser mais tranquilo que quatro. Ainda assim, tem gente que recebe o visto em menos de um mês, enquanto outros demoram 60 dias úteis. Loteria ou Lotação, não sei dizer.

Por enquanto esse foi meu planejamento no plano do passado, mostrando o que fiz até agora.

Para o próximo post, mostrarei meu planejamento do futuro, para os próximos 100 dias.

Leave a Reply

