Marcando a consulta médica para o visto Canadense

HEAD_BURO

Depois da euforia do recebimento do pedido de exames, chega a esperada hora de marcar a consulta com o médico autorizado. Como o propósito desse blog é fazer um passo a passo, resolvi fazer um post só sobre a marcação da consulta.

marcacao-online.pngBem, como eu falei no post que fiz quando recebi o pedido dos exames, há uma lista específica com os nomes dos médicos e clínicas autorizadas a atenderem. Nem todos os estados são cobertos. Há médicos apenas em:

  • Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
  • Curitiba (Paraná)
  • São Paulo (São Paulo)
  • Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
  • Belo Horizonte (Minas Gerais)
  • Brasília (Distrito Federal)
  • Salvador (Bahia)
  • Recife (Pernambuco)
  • Fortaleza (Ceará)

 

Ou seja, o atendimento ocorre nas capitais de 9 estados. Se você não morar em um deles, precisará se programar para fazer os exames. Como somos de Santa Catarina, optamos por nos consultar em Curitiba. É a cidade mais próxima daqui, porém lá há apenas uma clínica/médico que pode atender. Fique atento para isso: quando há só uma clínica para atender uma demanda bem grande, pode ser que demore um pouco até você conseguir a consulta. Acredito que até em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília, onde há mais de uma opção, dependendo da época deve ser complicado marcar também.

Mas aqui a consulta mais próxima era para sete dias depois do dia que eu liguei. No meu caso, como eu não poderia fazer antes mesmo, não teve muito problema. Mas fique preparado para ter que esperar um pouco.

Quando eu liguei, a moça que me atendeu pediu para que eu passasse o número do pedido do exame meu e do meu marido. Cada requisitante de visto vai receber um pedido separado, que será enviado para o email de contato que vocês preencheram para requisitar o visto. Passei os números, confirmei nossos nomes, nossas idades. Ela então me explicou que todo o procedimento vai demorar cerca de 2 horas. Tinha duas opções de horário para Curitiba, 8 da manhã ou 9 da manhã. Como vamos sair bem cedinho daqui de SC e pegar a estrada para chegar lá na hora do exame, escolhi a segunda opção.

Marcamos o dia e ela passou uma lista de pedidos (não sei se são os mesmos em todos os lugares, mas é interessante saber)

1- Se você é mulher, você não pode estar menstruada no dia da consulta. Inclusive ela solicitou que eu não tivesse nem 3 dias antes de menstruar nem 3 dias depois de ter parado a menstruação. Segundo ela, pode afetar os resultados.

2- Você precisa estar 4 horas sem fazer xixi

3 – Não ter relações sexuais por pelo menos três dias antes do exame

Sobre os documentos, são necessárias:

  • 2 fotos 3×4 colorida para cada requisitantes
  • Cópia do RG (pode ser carteira de motorista)
  • Levar o formulário que a embaixada te mandou por email impresso e preenchido
  • Levar seu passaporte válido ou cópia das páginas iniciais

O valor que me passaram foi de R$575 por pessoa, incluindo todos os exames. Lá eles não aceitam nenhum tipo de convênio médico, o valor é que descrevi.

Não sei se varia de lugar para lugar e também não posso garantir se os valores ou os procedimentos permanecerão os mesmos. Conheço uma pessoa que fez visto de trabalho no mesmo lugar, há três anos atrás, e não precisou fazer exame de urina. Então, honestamente, não sei. Só estou passando o que me falaram por eu não ter lido isso antes de ligar para lá.

Espero que tenha ajudado e até a próxima.

 

Leave a Reply

