Quanto tempo demorou para sair o nosso visto para o Canadá?

HEAD_BURO

E nosso visto chegou! Viva!

apagar

 

Para comemorar, fiz este post com a timeline do nosso processo. Eu li muitos textos sobre prazos, assisti muito vídeo, li muitos posts de comunidades do facebook… realmente, cada processo é único. Percebo que em algumas épocas aparentemente o processo demora mais, em outras menos. Bem, mas vamos ao nosso caso.

Expliquei anteriormente que optamos por um despachante. Moramos em SC, de qualquer forma, se fossemos aplicar online, o preço do que gastaríamos com sedex seria praticamente o mesmo que gastamos com o serviço. De resto, todo o processo do visto explicadinho está aqui e aqui.

Primeiramente, demorou cerca de duas semanas para a gente juntar toda a documentação do visto. Não vou contar isso como parte do processo, mas é bom saber. Entre extratos, certificados, cartas, etc, vai um tempinho.

Captura de tela 2016-04-19 às 21.04.29Entregamos nossos documentos no dia 13/04. Eles foram entregues no consulado dia 14/04. Nosso pedido para exame médico chegou no dia 25/04.

Prazo entre pedido do visto e pedido de exames: 6 dias úteis.

 

Daí conseguimos marcar o exame apenas para maio. Como a gente não mora em uma cidade que tem um médico cadastrado, acaba sendo mais difícil o deslocamento. E, de qualquer forma, mesmo se eu tivesse a agenda completamente livre, a consulta mais próxima era na outra semana. Explico aqui como foi marcar a consulta.

Captura de tela 2016-04-19 às 23.47.53No dia 6 de maio nos consultamos. Daí tivemos um probleminha. Meu companheiro sofreu com a tal “síndrome do jaleco branco“. Sim, isso existe! Para quem não sabe o que é, a tal síndrome acontece com um determinado perfil de pessoa, que acaba tendo as funções alteradas quando está na frente de um médico/exame.

A pressão do meu esposo aumentou horrores e como o limite era 13/8 – e a dele deu acima disso- , o médico requisitou que ele apresentasse um laudo de um cardiologista alegando que ele era saudável.

Bem, tem bastante coisa para contar sobre isso, farei um post especial com esse tópico. Aqui para a nossa timeline basta saber que geralmente isso não é algo que se resolve rápido. Então se vc tem a tal síndrome ou se tem alguma condição especial (diabetes, pressão alta, doenças crônicas) pense em ir na consulta já com um atestado do seu médico (em inglês) em mãos. Acredito que isso possa ajudar muito e poupar bastante tempo.

Meu marido só conseguiu se consultar na outra semana, quando o cardiologista dele pediu alguns uns exames para conseguir mencioná-los no relatório. Durante a semana ele fez os procedimentos e só uma semana depois, com tudo feito, meu marido retornou ao cardiologista.

Com todos os exames em mão comprovando que ele era saudável, o médico do meu marido redigiu a carta para o consulado. Demorou 12 dias corridos para tudo isso. Na quarta-feira, dia 18, encaminhamos o laudo por email para o consultório de Curitiba. Não sei ao certo se por lá eles encaminharam os exames dele nesse dia ou se foi depois.

Também no dia 18, fizemos nosso cadastro online no CIC para acompanhar o processo (vou explicar em um outro post). Foi interessante ver por lá que eu já estava aprovada no campo médico, mas meu marido não estava ainda (afinal, faltava o laudo do cardiologista). Dia 20 já apareceu aprovado no campo médico para ele.

Da entrega dos exames a aprovação da parte médica: 2 dias úteis.

Agora era esperar o resultado real… Dia 26 nós dois recebemos um recado falando que tinha alteração no nosso processo. Fomos super felizes olhar para ver se tinha sido aprovado e… nada. Não vimos nenhuma alteração no sistema. Seria um alarme falso?

Na segunda pela manhã, dia 30, enquanto eu dava aula, recebi um alerta no meu ipad. Era do consulado, um aviso falando que houve mais uma mudança no processo. Assim que terminei de dar aula mandei uma mensagem pro meu esposo e acessei o sistema…

Captura de tela 2016-05-31 às 09.55.08

YEY! Visto aprovado =D

Do dia da aprovação da parte médica até a data da aprovação do visto: 5 dias úteis

Ao todo foram 45 dias corridos, 28 dias úteis. No entanto, quase duas semanas foram gastas no processo de realizar os exames extras para o relatório do cardiologista e outras quase duas semanas foram para conseguir a consulta. Se fossemos contar apenas o tempo que demorou sem estes intervalos (supondo que a gente conseguisse uma consulta no dia seguinte ao pedido e que não tivesse dado o xabú da pressão)  seriam 13 dias úteis.

Em resumo, nós demoramos mais por aqui do que o consulado.

Quando a gente falou com o despachante no começo do processo, o prazo era de 60 dias úteis. Bem, fico muito feliz que não demorou tudo isso. É muita tensão esperar!

Espero que meu relato ajude alguém por aí a ficar mais tranquila =D

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s