Como lidar com a ansiedade pré viagem?

HEAD_DIAADIA

Então a viagem se aproxima cada vez mais. Com os projetos batendo na sua porta, as expectativas só aumentam. Como lidar com tanta ansiedade?

apagar

Bem, eu tenho bastante dificuldade de controlar minha parte ansiosa. Ainda mais no caso de ter planejado algo tão complexo como essa viagem. E por tanto tempo…

O blog foi uma forma de me tranquilizar. Ajudar pessoas que estão na mesma situação ou em parecidas dá uma aliviada nas expectativas. O foco muda um pouco.

Ainda assim, na medida em que as tarefas por aqui vão cessando, a ida para um outro país fica cada vez mais eminente. As pessoas começam a falar de eventos e acontecimentos nos quais você não estará mas aqui. Os planos começam a sair do Brasil e passar para milhares de quilômetros de distância…

Eu lido com a minha ansiedade planejando. Buscando meus próximos passos. Eu olho catálogos de supermercado para calcular o meu futuro gasto, vejo os aps disponíveis por agora para ter uma noção mais clara do locais, estudo o mapa da cidade… Faço isso no meu tempo livre, claro.

Já no trabalho eu tento focar em metas que tenho até viajar. Entre meus objetivos está produzir/dirigir um documentário curta-metragem; finalizar dois artigos; escrever um artigo novo; dar continuidade ao terceiro capítulo da minha tese; escrever nesse blog.  A minha ideia é sair daqui com isso tudo pronto – ou seja, em sessenta em poucos dias tenho bastante para fazer.

Saber que eu tenho ainda metas para alcançar me tranquiliza mais. Mas é claro, quando bate a ansiedade eu corro para fazer a listinha de cima – leio sobre Vancouver, vejo vlogs sobre o Canadá… E assim vou levando pelos próximos dias.

Uma outra boa dica que eu dou é fazer listas. Desde que eu comecei a trabalhar adotei as listas na minha vida. Pela manhã, a primeira coisa que eu faço é despejar em um papel todas as coisas que eu preciso fazer naquele dia, parece que tira um peso enorme das minhas costas. Minha memória não é muito boa, com a ajuda das minhas anotações eu consigo ter certeza que fiz tudo, de consciência limpa. A cada item que eu risco, me sinto mais aliviada e menos ansiosa.

Como fã das listinhas, claro que as adotei também para a viagem. Há duas semana eu colei na porta da geladeira uma tabela com onze espaços para as 11 semanas que faltavam para a viagem. Coloquei ali (e coloco) tudo que eu lembro que preciso fazer. Quando termino os itens risco e quando a semana acaba eu risco tudo. Se sobrou algo não feito, anoto na próxima coluna. dos próximos 7 dias. Para a minha felicidade, duas já foram riscadas com todas tarefas completas. Agora é seguir o riscando as próximas.

Quando chegar mais perto eu volto para falar como esse meu planejamento está indo…

 

Leave a Reply

