Quais procurações fazer antes de deixar o Brasil?

HEAD_BURO

Ah, viagens. Aquele momento que você foge de burocracias! #sóquenão

apagar

Bem, é sempre recomendado que você deixe alguém juridicamente responsável por você quando for passar algum tempo fora.

Você pode deixar alguém responsável pelos seus bens, pelas suas contas, por decisões envolvendo a sua saúde. Mas uma das funções mais importantes e fundamentais é deixar alguém responsável pelo seu banco.

Muitas funções só podem ser feitas pessoalmente por lá. Uma delas é a transferência de valores para uma conta no exterior. E o que acontece se você tá lá fora, não deixou uma procuração com alguém e precisa transferir dinheiro pelo seu banco? Se arrepende.

Um fato bem complicado que me explicaram no Banco do Brasil é que se você movimenta a sua conta fora do Brasil é bem provável que ela seja bloqueada diversas vezes. Para desbloquear, alguém precisa ir até a sua agência no Brasil e cadastrar uma nova senha. Daí você pode se perguntar “Mas eu não tenho como resolver sem ser pessoalmente ou com algum responsável pela minha conta?” Não! Se a sua conta do BB ficar bloqueada, você só poderá desbloquear pessoalmente (ou com alguém que tenha uma procuração sua). Não tem internet ou 0800 que resolva. É só em pessoa!

Já pensou se você não tem um responsável? Como fica? Questionei pessoas no Banco do Brasil e a resposta foi “Não teria o que fazer. A pessoa ficaria sem acesso a conta“. É mole?

Tem vários procedimentos que o BB só autoriza pessoalmente. E se você manda uma outra pessoa, ela precisa ter  uma procuração específica para responder por você no banco. Nem a procuração de plenos poderes resolve, viu? Precisa ser uma que tenha o número da conta, agência, entre outras informações.

Fui a um cartório perto da UFSC e eles já tinham o modelo prontinho para estudantes/professores que vão para fora do país. A procuração permite, entre várias coisas, que meu representante faça transferências em meu nome. A belezinha custou 48 reais.

Sugiro que você visite um cartório perto de sua Universidade, provavelmente eles já tiveram casos parecidos e devem ter um modelo pronto.

Já fui no Banco do Brasil e cadastrei a procuração, assim meu representante não precisa levar ela toda vez que foi até lá.

Fica a dica: não viaje sem fazer a tal procuração. Você nunca sabe quando pode precisar =).

Leave a Reply

