Planejando Gastos: Móveis (parte 1)

HEAD_DIAADIA

Talvez você já tenha ouvido falar que os apartamentos alugados nos EUA e no Canadá geralmente não são mobiliados. Na verdade, a cozinha quase sempre (99% das vezes) vem completa, com fogão/forno e geladeira/freezer e às vezes com máquina de lavar louça e microondas. É muito muito raro não ter isso.

Captura de tela 2016-07-08 às 16.40.36.png
Clássica configuração de ap Gringo (sem luz no teto)

Máquina de lavar roupa, no entanto, é um luxo. Pouquíssimos aps possuem. Geralmente há uma lavanderia em uma área em comum, onde você lava e seca a sua roupa usando (várias) moedinhas de 25 centavos. Área de serviço? Só em casas beeem grandes. Em apartamentos, nem pensar.

Assim como é comum ter a cozinha “completa”, o resto da casa geralmente vem vazio. Nada na sala, nos quartos ou na varanda. O banheiro é sempre completo, tem armários, espelho e geralmente uma banheira. Para quem aluga, só falta comprar a cortina e mandar a ver.

Então o que é necessário comprar para uma casa lá fora?

Captura de tela 2016-07-08 às 16.26.39QUARTOS

Bem, lá na América do Norte eles não tem muito o hábito de terem guarda-roupas, é bem frequente cada quarto ter um closet. O closet é mais ou menos assim (fotinho ao lado).  É um espaço, com uma porta, que tem um cabo para pendurar cabides. Ou seja, a principio você pendura quase tudo. Em alguns casos há apenas uma prateleira superior para colocar roupas dobradas – em muitos nem isso tem.

  • Tem gente que gosta de comprar uma penteadeira para colocar no quarto, para ajudar a guardar as roupas. Tem gente que compra gaveteiros mais simples, de plástico ou metal. Vai da necessidade e do $$$ de cada um.
  • Todo mundo precisa de cama. Esse é uma necessidade principal. No meu ponto de vista. Comprar um bom colchão é imprescindível. Prefiro um bom colchão no chão do que um mediano em uma cama bonitinha. Se eu tivesse que escolher um item para investir dentro de uma casa, com certeza seria ele.
  • Criado mudo: Tem gente que não vive sem, tem gente que vive. Em um próximo post eu falo da Ikea e suas opções baratas.
  • Penteadeira: mesmo caso do criado mudo.

SALA: 

  • Sofá: Você consegue viver sem? Tem sim como substituir com colchonete, cadeira, chão, almofadas… mas depende de cada um.
  • Televisão: bem, trabalho com televisão e cinema e meu doutorado é sobre televisão e cinema. Eu não vivo sem tv. No entanto, conheço pessoas que deixam para comprar televisão bem depois da chegada.
  • Móvel para televisão: depende do tamanho da tv, da disposição do ap e é claro, do $$$ de cada um.
  • Mesa de jantar: se a sua casa tem balcão entre a cozinha e a sala, pode ser que você só precise de cadeiras. Caso não tenha, e bem provável que uma mesa seja necessária.
  • Escrivaninha: aqui é meu outro ponto fraco! Como eu trabalho muito em home office, com certeza vai ser uma das coisas fundamentais que terei que comprar assim que a gente tiver a nossa casinha. E a cadeira também.

COZINHA:

  • Talheres, copos, panelas, torradeira, liquidificador, batedeira, mixer, cafeteira. Talvez um microodas. Depende da necessidade de cada um. No futuro, pretendo falar melhor sobre preços e o que a gente comprou nesse primeiro momento.
    • Já aviso: por aqui somos pessoas simples, sem frescura e que não gostam de exageros. Nada de taça de cristal, panela de 200 dólares, talheres de prata… Nosso gasto vai ser o menor possível, garanto.

 

Essas são as possíveis necessidades iniciais. No próximo post eu falo sobre onde conseguir essas necessidades com ótimos preços!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s